• Bruna Maria Vieira

Os 5 melhores chás para dormir

Quem nunca teve um dia estressante e acabou tendo dificuldades para dormir?


Ou ainda acorda do nada no meio da madrugada e não consegue dormir novamente?


Nestes casos um chazinho pode te ajudar a dormir melhor, separei 5 chás que vão te ajudar a dormir melhor sem ter que contar carneirinhos.


1- Camomila



Este é um clássico até no nome. Este chá tem ação calmante, ajuda a reduzir a ansiedade.

Estudos verificaram que ele apresentou efeitos benéficos no sono de mulheres no pós parto e na insônia crônica (1, 2).


Como fazer o chá de camomila?

Coloque 1 colher de sopa em 150 ml de água quente e abafe por 5 min.


Ah não adianta exagerar, no máximo 4 xícaras por dia, pois pode ocorrer efeito inverso piorando a insônia. Além de poder causar enjoo.


2 - Maracujá/Passiflora

Este chá tem propriedade que auxiliam a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, pois não adianta dormir e ter um sono agitado, não é?! (3, 4)


Ao comprar o chá se deve prestar atenção, pois ele deve conter a flor e/ou folha e/ou fruto, nunca as sementes.


Como o fazer o chá de passiflora?

Coloque 1 colher de sopa em 150 ml de água quente e abafe por 5 min.


Um detalhe, o uso deste chá não deve ser constante (mais de uma semana) a menos que você esteja em acompanhamento nutricional e tenha certeza do que ele está fazendo. Sim, coloquei um terror, só porque é chá não quer dizer que não seja isento de efeitos colaterais.


Não faça uso deste chá se você faz uso de medicamentos barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranquilizantes), sedativos (calmantes), a morfina e xaropes e gotas para tosse. Pois potencializa os efeitos destas medicações podendo causar efeitos colaterais indesejados e sérios.


3 - Melissa



Uma parente da menta, é indicada em casos de falta de sono, ansiedade e depressão (5, 6).


Parece agir nos receptores de GABA onde seus efeitos induzem a uma diminuição do estresse (7).


Detalhe importante: se você tem hipotireoidismo este chá pode interferir. E se você tem pressão baixa também


Como o fazer o chá de melissa?

Coloque 1 a 2 colheres de sobremesa em 150 ml de água quente e abafe por 5 min.


4 - Capim Cidreira/capim limão



Este chá é bem conhecido por suas propriedades calmantes, ele age de forma suave (10). Mas ele pode aumentar o efeito dos medicamentos sedativos, então se você faz uso, evite este chá.


Como o fazer o chá de capim cidreira?

Coloque 1 a 3 colheres de chá em 150 ml de água quente e abafe por 5 min.


5 - Mulungu



Este chá é menos conhecido, mas pode ser encontrado em praticamente todas

as casas de produtos naturais.


Ele também age nos receptores de GABA, tendo efeitos redutores da ansiedade e calmantes (8, 9).


Um detalhe importante, não se tem estudos à longo prazo em humanos deste chá, portanto não se deve utilizar por mais de 3 dias seguidos ou se for usar de forma rotineira usar no máximo 1x por semana.


Como o fazer o chá de mulungu?

Coloque 2 a 3 col. de sobremesa em 200 ml de água e leve para ferver por 5-10 minutos.


Dica extra: quando associado com o maracujá tem seus efeitos potencializados.



Orientações da nutri Bruna


Tome 1 xícara do chá 1-2h antes de dormir. Se a sua relação com o sono é a ansiedade, você pode consumir os chás durante o dia, mas se limite à no máximo 3 xícaras no caso de melissa, capim cidreira, mulungu e no máximo 4 no caso de camomila e maracujá.


Eu recomendo que o uso de chás não seja feito de forma constante e que você varie nos tipos de chás.


Você deve também deve verificar:

  • como está a sua higiene do sono.

  • se você está roncando, pois as noites mal dormidas podem ter relação com a apneia.

  • como estão os seus níveis de estresse, ansiedade.

Agora se você está com problemas de sono persistentes estes chás servirão apenas como uma bengala até você procurar uma ajuda especializada.