Óleo de coco - descubra suas vantagens e desvantagens
top of page
  • Foto do escritorNutricionista Bruna Maria Vieira

A verdade que nunca te contaram sobre o óleo de coco

Hoje em dia tem muitas crenças sobre o óleo de coco, mas o que a ciência diz? Confira abaixo se ele apresenta benefícios e/ou malefícios

garrafa de vidro com oleo e de fundo cocos

Ele não é superior que a glicose para dar energia


O óleo de coco contém 70% de triglicerídeo de cadeia média(TCM), portanto ele é imediatamente absorvido na corrente sanguínea, lá se liga a albumina e é transportado para as células. Ao passar pelas membranas não depende da carnitina para entrar na mitocôndria e ser oxidado, ou seja, para virar energia. Sendo assim, uma fonte rápida de energia.


Porém quando comparado aos carboidratos que são fontes naturais de glicose, os carboidratos fornecem energia mais rápido do que o TCM, sendo superiores para a prática de exercício físico (1).


Então, aquele bullet coffee, não é tão eficaz do que um carboidrato, como um pãozinho, no pré-treino.



Em excesso, faz mal para o seu coração


O óleo de coco, banha de porco e manteiga são muito semelhantes em relação a sua composição de gorduras, onde prevalece a saturada. Cerca de 92% do óleo de óleo de coco é gordura saturada, portanto o seu uso excessivo é contraindicado, pois contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (2).


A recomendação de gordura saturada deve ser a mínima possível.


Além disso, num estudo comparando o óleo de coco, a banha, a manteiga e outros óleos verificou que o óleo de coco foi o que mais aumentou o LDL, conhecido como colesterol ruim, um detalhe ele aumenta levemente o HDL, mas não de forma suficiente para proteger contra os impactos negativos que o LDL elevado pode causar na saúde cardiovascular (3, 4).



Não serve para tratar a candidíase vaginal


Os estudos com óleo de coco são à nível tópico (passar na pele e mucosas) e não por ingestão via oral (5). Então aí já vai um alerta, foi numa nutricionista e ela te prescreveu algo para passar na pele? Saiba que ela não tem formação para isso, só podemos prescrever por via oral ou enteral.


O óleo de coco ingerido pela boca, não apresenta nenhuma ação na candidíase vaginal, além disso, ele não é superior aos antifúngicos prescritos pelos médicos para tratar este problema.



Ele não emagrece e até pode te engordar


Num estudo que reuniu vários estudos (meta-análise) com 721 pacientes verificou que não houve diferença no peso corporal, na redução da circunferência da cintura e do % de gordura corporal em relação as pessoas que consumiam óleo de coco, portanto ele não tem efeito no emagrecimento (3).


O óleo de coco contém as mesmas calorias por grama dos demais óleos (9kcal) contra 4 calorias da proteína e do carboidrato, então se você exagerar pode acabar engordando.



Resumindo: quando usar óleo de coco?


Se você gosta do sabor do óleo de coco, pode usar com cautela em pequena quantidade. Agora, se você não gosta do sabor, fique tranquilo, não precisa usar, não irá modificar em nada a sua saúde.


Gostou do conteúdo?

Conheça um pouco mais sobre o meu trabalho clicando aqui.


Um abraço!!

Nutri Bruna Maria Vieira - a sua Nutricionista em Blumenau

bottom of page