Porque você nunca deve comer maçã com estas características
top of page
  • Foto do escritorNutricionista Bruna Maria Vieira

Porque você nunca deve comer maçã com estas características

Com certeza alguma vez na sua vida, você se animou na feira e comprou um pouquinho a mais de frutas (que nunca, não é!?). Mas no final não deu conta de comer tudo e acabou com uma maçã igual a da imagem abaixo.

mão de mulher segurando uma maçã com mofo e apodrecida

Já vou te passar a dica da nutri, não coma maçã que tenham estas características!


- "Ah, mas é claro que eu não vou comer nutri! Eu retiro a parte podre e como a parte boa".


Então, vou te contar uma coisa que provavelmente você não sabe, quando vir uma maçã assim jogue ela fora. Não existe parte boa, mesmo que a parte boa pareça que está boa (as aparências enganam).


A maçã quando está assim, já está totalmente tomada de fungos (até antes mesmo de aparecerem os pontinhos esverdeados).


O fungo é como se fosse uma árvore, os pontos visíveis seriam a copa da árvore, mas as raízes nós não conseguimos ver a olho nu. E aí que mora o perigo, pois ao olhar a "parte boa da maçã" aparentemente não tem nada demais, está tranquila para comer.


Mas nesta parte o fungo já produziu e liberou toxinas (micotoxinas) que podem causar problemas gastrointestinais como náusea, vômito e diarreia. Comendo a "parte boa" você pode passar mal e até achar que foi outra coisa, mas no final foi a "inocente" maçã do seu lanchinho saudável, porém por incrível que pareça, isso não é o problema mais grave.


A longo prazo o consumo destas micotoxinas apresentam efeitos cumulativos podendo ocasionar doenças mais sérias, como o câncer (1). Por isso tem que jogar a maçã inteira fora.


Eu sei, dá dó de jogar fora! E se agora passou na sua cabeça que ao invés de comer crua, você vai tentar usar calor para destruir a toxina, vou te contar uma coisa: esta toxina não é desfeita no calor!


Quando encontrar uma maçã podre com uma parte estragada, não adianta tirar a parte podre e usar a outra parte para cozinhar, transformar em geleia ou assar. A melhor coisa (mesmo!) a se fazer para a sua saúde é eliminar toda a maçã.


Então da próxima vez que você ver uma maçã assim, de aparência tão inocente, lembre do que a nutri aqui te falou: é um perigo que consumir "a parte boa" de uma maçã estragada.


Aproveite e envie este post para os seus amigos, pois com certeza eles já comeram uma maçã retirando a parte estragada e nem sabem dos perigos que estão passando ao fazer isso.



Gostou do conteúdo?

Conheça um pouco mais sobre o meu trabalho clicando aqui.

Um abraço!!

Nutri Bruna Maria Vieira - a sua Nutricionista em Blumenau e Online.

bottom of page